O FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, é uma ação cultural bienal, que promove o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre a fotografia e outros meios de expressão criativa.
Tem como proposta transformar a cidade de Belo Horizonte, pelo período de dois meses, em um polo de convergência para a discussão e reflexão sobre a produção da imagem fotográfica no Brasil e no mundo, por meio de palestras, debates, exposições, workshops, projeções em espaços públicos e pela realização de uma maratona fotográfica.
Voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, o festival busca privilegiar os processos criativos que exploram a fotografia como elemento potencial do discurso poético e sua interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível.
Em sua primeira edição, realizada em 2013 (www.fif.art.br/2013), o Festival recebeu mais de 1.000 inscrições vindas de 73 países. Foram selecionados 340 trabalhos de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes, que integraram a grande exposição que ocupou seis espaços da capital mineira.
Em 2015, o festival se propõe a levantar questionamento e reflexões sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas, por meio do conceito: Mundo, Imagem, Mundo.
MUNDO, IMAGEM, MUNDO – O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. Elas influenciam nas percepções e produções de realidades, gerando múltiplos entendimentos sobre as concepções possíveis de mundo.
O processo de compreensão e construção de realidades está em constante movimento e transformação. Nos diversos contextos culturais estas visões coexistem, se sobrepõe, se intercruzam e se contestam.
Estas constantes trocas entre o mundo, a imagem e o mundo geram um intenso fluxo que impacta as relações humanas. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza como desestabiliza realidades. Gerar processos de reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo, é o que pretendemos com o FIF 2015.
LOCAIS E DATAS
Festival: 10 a 20 de setembro de 2015
Exposição: 10 de setembro a 01 de novembro de 2015
Locais:
Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]
Para maiores informações, consulte o site: http://www.fif.art.br/2015/