FIF BH 2015 – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

O FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, é uma ação cultural bienal, que promove o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre a fotografia e outros meios de expressão criativa.

Tem como proposta transformar a cidade de Belo Horizonte, pelo período de dois meses, em um polo de convergência para a discussão e reflexão sobre a produção da imagem fotográfica no Brasil e no mundo, por meio de palestras, debates, exposições, workshops, projeções em espaços públicos e pela realização de uma maratona fotográfica.

Voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, o festival busca privilegiar os processos criativos que exploram a fotografia como elemento potencial do discurso poético e sua interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível.

Em sua primeira edição, realizada em 2013 (www.fif.art.br/2013), o Festival recebeu mais de 1.000 inscrições vindas de 73 países. Foram selecionados 340 trabalhos de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes, que integraram a grande exposição que ocupou seis espaços da capital mineira.

Em 2015, o festival se propõe a levantar questionamento e reflexões sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas, por meio do conceito: Mundo, Imagem, Mundo.

MUNDO, IMAGEM, MUNDO – O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. Elas influenciam nas percepções e produções de realidades, gerando múltiplos entendimentos sobre as concepções possíveis de mundo.

O processo de compreensão e construção de realidades está em constante movimento e transformação. Nos diversos contextos culturais estas visões coexistem, se sobrepõe, se intercruzam e se contestam.

Estas constantes trocas entre o mundo, a imagem e o mundo  geram um intenso fluxo que impacta as relações humanas. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza como desestabiliza realidades. Gerar processos de reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo, é o que  pretendemos com o FIF 2015.

LOCAIS E DATAS

Festival: 10 a 20 de setembro de 2015

Exposição:  10 de setembro a 01 de novembro de 2015

Locais:
Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]

Para maiores informações, consulte o site: http://www.fif.art.br/2015/

Posted in Notícias and tagged .

Deixe uma resposta